O Retardo Mental caracteriza-se por funcionamento intelectual abaixo da média (Q.I. < 70), com início antes dos 18 anos e déficits ou prejuízos concomitantes no funcionamento adaptativo.
As deficiências mentais têm origem genética (Síndrome de Down, Síndrome de Angelman, etc.), embrionária (Esquizencefalia, Autismo, etc.), Estruturo-funcionais (Epilepsia, Assimetria Ventricular, etc.) e ainda temos as dificuldades de aprendizagem como dislexia, disgrafia, discalculia, etc. Seus fatores de risco são causas pré-natais, peri-natais e pós-natais.
O diagnóstico da deficiência mental deve ser feito por uma equipe multiprofissional, composta pelo menos de um assistente social, um médico e um psicólogo.
O prognóstico tem por competência a estimulação precoce, a pedagogia e ocupacionais, visando sempre o pleno desenvolvimento do potencial apresentado pelo indivíduo e a inserção social do mesmo em sua comunidade.
As pessoas deficientes mentais precisam de apoios que tem por finalidade incrementar o nível de habilidades adaptativas/capacidades funcionais; fomentar a aquisição dos objetivos de habilitação, relacionados com o bem-estar físico, psicológico e com o bom "funcionamento" da pessoa; potencializar as características do meio relacionadas com a presença na comunidade, a escolha, a competência, o respeito e a participação.
Para ajudar um deficiente mental, o profissional precisa.diagnosticar o retardo mental, fazer uma descrição das capacidades e limitações do indivíduo e identificar os apoios necessários.
As deficiências mentais têm origem genética (Síndrome de Down, Síndrome de Angelman, etc.), embrionária (Esquizencefalia, Autismo, etc.), Estruturo-funcionais (Epilepsia, Assimetria Ventricular, etc.) e ainda temos as dificuldades de aprendizagem como dislexia, disgrafia, discalculia, etc. Seus fatores de risco são causas pré-natais, peri-natais e pós-natais.
O diagnóstico da deficiência mental deve ser feito por uma equipe multiprofissional, composta pelo menos de um assistente social, um médico e um psicólogo.
O prognóstico tem por competência a estimulação precoce, a pedagogia e ocupacionais, visando sempre o pleno desenvolvimento do potencial apresentado pelo indivíduo e a inserção social do mesmo em sua comunidade.
As pessoas deficientes mentais precisam de apoios que tem por finalidade incrementar o nível de habilidades adaptativas/capacidades funcionais; fomentar a aquisição dos objetivos de habilitação, relacionados com o bem-estar físico, psicológico e com o bom "funcionamento" da pessoa; potencializar as características do meio relacionadas com a presença na comunidade, a escolha, a competência, o respeito e a participação.
Para ajudar um deficiente mental, o profissional precisa.diagnosticar o retardo mental, fazer uma descrição das capacidades e limitações do indivíduo e identificar os apoios necessários.
Grupo 04- Daiane, Juliani e Lisandra
3 comentários:
Daiane:Como identificar um aluno em sala de aula com deficiência mental?E qual ou quais providências o Profesor tem que tomar?
Qundo um aluno possuir uma limitação funcional em qualquer área do funcionamento humano, considerada abaixo da média geral das pessoas pelo sistema social onde se insere.
A criança com deficiência mental, como as demais crianças da escola, precisa ser ouvida e encorajada a falar e a ouvir. É fundamental auxiliá-la em seu desenvolvimento de linguagem. As participações nas brincadeiras e jogos devem ser previstas mesmo quando exigirem ajudas físicas .
O professor deve buscar ajuda de outros profissionais para uma melhor identificação para depois incluir esse aluno com os demais propiciando a ele todas as condições necessárias para que possa aprender de maneira satisfatória.
Postar um comentário