quarta-feira, 25 de junho de 2008

Apresentação sobre Acessibilidade

Acessibilidade e Desenho Universal
Acessibilidade é um substantivo que denota a qualidade de ser acessível; "acessível" por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance.
Existem dois tipos de acessibilidade:
Acessibilidade Física: garantia de mobilidade e usabilidade para qualquer pessoa em todos os espaços. Ex: rampas, elevadores, selos de identificação, sinalização em braille, piso tátil, cão-guia, etc.
Acessibilidade Virtual: garantia de mobilidade e usabilidade de recursos computacionais. Uma "Internet para necessidades especiais" baseia-se na concepção de equipamentos, software e conteúdos com características de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Ex: telefones adaptados, closed captin, sites adaptados, etc.
Para se chegar a uma sociedade inclusiva, e atingir uma acessibilidade plena, é imprescindível que qualquer objeto, ou espaço desenvolvido, contenha o conceito de desenho universal.
Desenho Universal é um modo de concepção de espaços e produtos visando sua utilização pelo mais amplo espectro de usuários, incluindo crianças, idosos e pessoas com restrições temporárias ou permanentes.
Baseia-se no respeito à diversidade humana e na inclusão de todas as pessoas nas mais diversas atividades, independente de suas idades ou habilidades.
A meta é atingir um desenho de qualidade no qual, além de requisitos estéticos, é fundamental o fácil entendimento sobre o uso (legibilidade), a segurança e o conforto para todos. Logo não significa conceber espaços especiais para pessoas especiais, mas sim, dotar o espaço de qualidades que beneficiem a todos.
Grupo: Carina, Eliane e Janice

4 comentários:

Janice disse...

Como aplicar os princípios do Desenho Universal quando existem pessoas cuja principal preocupação é ter ao menos um abrigo para morar? Como por em prática esses princípios com o fato de que para a maioria da população não existem conceitos de "padrões básicos"? Nesta situação, que sentido têm serviços como "o banheiro", "a cozinha", "a rampa", "a iluminação"? E, principalmente, como acrescentar qualidade de vida aplicando o Desenho Universal nessa população sem condições financeiras?

Unknown disse...

Tendo claro que assim como a falta de moradia, educação e outros é um “problema” ou preocupação do estado e da sociedade, a acessibilidade também é.
Primeiramente, acredito que desde a Educação Infantil deve-se formar cidadãos dignos, críticos e principalmente despertar neles a solidariedade e responsabilidade para com todos, lutando assim para a igualdade e para o bem comum.
Devemos ensinar às nossas crianças, que todos somos iguais apesar das diferenças e que a partir delas, poderemos aprender muito mais do que com os iguais, pois, é através das diferenças que se dá a aprendizagem e o crescimento.
Contudo, penso que a acessibilidade deve ser um direito de todos, já que o estado clama pela inclusão, esta, deve ser total. Sendo assim, devemos facilitar o ir e vir, a comunicação, a interação e integração dessas pessoas “diferentes”( diferente classe social, raça, cor, deficiências...) junto às normais.

Eliane disse...

As medidas quase nuncas são respeitadas, como podemos ver em várias rampas, banheiros e inúmeras outras coisas, que podemos observar caminhando pela cidade. Há uma necessidade de se ter acessibilidades acessíveis mesmo, não só para dizer que se tem,como vemos em vários prédios que possuem rampas fora dos padrões.

carina disse...

O texto fala sobre acessibilidade e desenho universal,dá enfase sobre dois aspéctos:acessibilidade física e virtual.Visando uma sociedade inclusiva,é necessário que se tenha um olhar com criticidade e respeito ás diferenças que inclui nós,seres humanos.Nossa sociedade é marcada por muitas lutas,essa,é a da inclusão que faz parte de mais uma conquista,pensada e organizada a partir dos próprios usuários e órgãos representados que aderem a causa tão nobre.