quarta-feira, 25 de junho de 2008

Apresentação sobre Deficiência Visual



Deficiência Visual

A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente. Pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita) ou posteriormente (cegueira adventícia, conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.
A baixa visão traduz-se numa redução do rol de informação que o indivíduo recebe do ambiente, restringindo a grande quantidade de dados que este oferece e que são importantes para as construções do conhecimento sobre o mundo exterior.
A baixa visão pode ocasionar conflitos emocionais, psicológicos e sociais, que influenciam o desempenho visual, a conduta do aluno, e refletem na aprendizagem. É recomendável, portanto, provocar a conduta de utilizar a visão para executar todo tipo de tarefas, além disso, o professor deve proporcionar ao aluno condições para uma boa higiene ocular de acordo com recomendações médicas.
A falta de visão compromete a imitação e deixa um vazio a ser preenchidos com outras modalidades de percepção. A falta de conhecimento, de estímulos, de condições e de recursos adequados pode reforçar o comportamento passivo, inibir o interesse e a motivação.
Por isso, é necessário incentivar o comportamento exploratório, a observação e a experimentação para que estes alunos possam ter uma percepção global necessária ao processo de análise e síntese.
Para facilitar a vida dos deficientes visuais, foi criado por Louis Braille (1809-1852), em 1825, na França, o sistema Braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. A combinação dos pontos é obtida pela disposição de seis pontos básicos, organizados espacialmente em duas colunas verticais com três pontos à direita e três à esquerda de uma cela básica denominada cela Braille.
A escrita Braille é realizada por meio de uma reglete e punção ou de uma máquina de escrever Braille.

Grupo: Cláudia Dickel, Lucielle Schaf, Taiana Flores.

7 comentários:

Unknown disse...

Com base no que você sabe e com o que se descutiu em sala de aula que cuidados deve-se ter com a comunicação oral dos alunos cegos?Você acha que o método de ensino braille é a base´par a aprendizagem de um aluno cego?Por quê?

Unknown disse...

sim poque o método em braille e uma das formas mais adquada para facilitar sua aprendizagem.

Unknown disse...

Acredito que sim também,pois o método em braille é usado mundialmente e facilita a aprendizagem desses alunos.

Unknown disse...

A criança cega deve ser encorajada a buscar autonomia e a pedir ajuda como as demais crianças da escola. Nas atividades de vida diária (higiene , alimentação) ,assim como nas atividades escolares , é necessário buscar pistas não visuais ( cheiros , texturas , tamanhos , sons ,movimentos),para que a criança venha a conhecer e agir sobre o mundo.

adriane farias disse...

Acredito que sim, pois dá autonomia para esse aluno exercer as atividades de leitura sem o auxílio de outra pessoa.

Unknown disse...

Acredito que para educarmos um deficiente visual, a base deve ser a fala(através da descrição)detendo-se nos mínimos detalhes e descrevendo-os. Sendo assim, podemos dizer que o método braille é uma das bases para esta forma de aprendizado.
Sabendo que o método braille foi desenvolvido não prioritáriamente para cegos, e sim, para pessoas sãs de visão,acredito que não somente o braille seja a base para a aprendizagem destes alunos.
O braille foi desenvolvido pelo exército(Russo ou Alemão)afim de receber mensagens em silêncio e no escuro. Após a correta leitura, executar tal missão ou ordem.
Com certeza, seus alunos deveriam ser bons de visão e audição para serem educados por esse método.
Portanto o braille foi (re)desenvolvido e adaptado para alunos com deficiência visual, contando muito com o fator audição e a correta cordenação, manuseio e sensibilidade das mãos.

priscilla keller disse...

PENSO QUE SIM, POIS SE JA EXISTE O METODO BRAILLE É PORQUE ELE FOI CRIADO PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DO ALUNO CEGO. o METODO ORAL É BOM TAMBREM, ELE FUNCIONAL, MAS EXIGE MAIS CONCENTRALÇÃO DO ALUNO, POIS ELE TEM DE QUARDAR MUITAS INFORMAÇOES QUE CHEGAM EM SUA CABEÇO. acho que o brailler eh melhor. priscilla