quarta-feira, 11 de junho de 2008

Apresentação sobre Deficiência Física

Deficiência Mental
O Retardo Mental caracteriza-se por funcionamento intelectual abaixo da média (Q.I. < 70), com início antes dos 18 anos e déficits ou prejuízos concomitantes no funcionamento adaptativo.
As deficiências mentais têm origem genética (Síndrome de Down, Síndrome de Angelman, etc.), embrionária (Esquizencefalia, Autismo, etc.), Estruturo-funcionais (Epilepsia, Assimetria Ventricular, etc.) e ainda temos as dificuldades de aprendizagem como dislexia, disgrafia, discalculia, etc. Seus fatores de risco são causas pré-natais, peri-natais e pós-natais.
O diagnóstico da deficiência mental deve ser feito por uma equipe multiprofissional, composta pelo menos de um assistente social, um médico e um psicólogo.
O prognóstico tem por competência a estimulação precoce, a pedagogia e ocupacionais, visando sempre o pleno desenvolvimento do potencial apresentado pelo indivíduo e a inserção social do mesmo em sua comunidade.
As pessoas deficientes mentais precisam de apoios que tem por finalidade incrementar o nível de habilidades adaptativas/capacidades funcionais; fomentar a aquisição dos objetivos de habilitação, relacionados com o bem-estar físico, psicológico e com o bom "funcionamento" da pessoa; potencializar as características do meio relacionadas com a presença na comunidade, a escolha, a competência, o respeito e a participação.
Para ajudar um deficiente mental, o profissional precisa.diagnosticar o retardo mental, fazer uma descrição das capacidades e limitações do indivíduo e identificar os apoios necessários.
Grupo 04- Daiane, Juliani e Lisandra

3 comentários:

Unknown disse...

Daiane:Como identificar um aluno em sala de aula com deficiência mental?E qual ou quais providências o Profesor tem que tomar?

Unknown disse...

Qundo um aluno possuir uma limitação funcional em qualquer área do funcionamento humano, considerada abaixo da média geral das pessoas pelo sistema social onde se insere.
A criança com deficiência mental, como as demais crianças da escola, precisa ser ouvida e encorajada a falar e a ouvir. É fundamental auxiliá-la em seu desenvolvimento de linguagem. As participações nas brincadeiras e jogos devem ser previstas mesmo quando exigirem ajudas físicas .

adriane farias disse...

O professor deve buscar ajuda de outros profissionais para uma melhor identificação para depois incluir esse aluno com os demais propiciando a ele todas as condições necessárias para que possa aprender de maneira satisfatória.