sexta-feira, 13 de junho de 2008

Apresentação sobre Altas Habilidades/Superdotação


Altas Habilidades


O aluno com altas habilidades/superdotação apresenta um desempenho acima da média ou elevada potencialidade na capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica especifica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora. A superdotação pode se originar por herança biológica e da estimulação ambiental, onde alguma pessoa estimula o conhecimento precoce da criança.
Existem seis tipos de alunos com altas habilidades: o tipo intelectual, acadêmico, criativo, social, talento especial e o psicomotor. As características mais comuns de um aluno com altas habilidades é a curiosidade e vivacidade mental, motivação interna, persistência na área do seu talento, facilidade de compreensão e percepção da realidade, capacidade de resolver problemas, energia, habilidade em assumir riscos, sensibilidade, pensamento original e divergente e conduta criativa. Nem todos apresentam as mesmas características.
Para identificar esses alunos, é preciso um processo de identificação ao longo de uma dimensão de tempo, em acontecimentos naturais do dia-a-dia, com uma observação continua direta e cuidadosa. É importante destacarmos que reconhecer crianças com superdotação não significa predizer um futuro brilhante para elas.
Nenhum professor necessita apresentar altas habilidades para ensinar alunos que as apresentam. O que compete ao professor é identificar as áreas de altas habilidades do aluno, observando como estas estão sendo utilizadas no contexto escolar, e planejando as atividades de ensino de forma a incentivar o crescimento de acordo com o ritmo, as possibilidades, interesses e necessidades desse aluno. A Educação Especial deve atuar na relação pedagógica para assegurar respostas educacionais de qualidade às necessidades especiais do aluno com altas habilidades/superdotação, por meio de serviços, recursos e metodologias em todas as etapas ou modalidades da Educação Básica, que dela necessitarem para o seu sucesso escolar.

8 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O que se deve fazer ao identificar um aluno com Superdotação/Altas Habilidades?

Unknown disse...

Fazer um acompanhamento por um determinado tempo para realmente comprovar "essas altas habilidades/superdotação",utilizando métodos,serviços e recursos neste acompanhamento.

Anônimo disse...

Como pedagogo acredito que o primeiro procedimento que devo tomar ao suspeitar que um aluno possue superdotaçao, é buscar atraves dos recursos apropriados para evidenciar o mais fielmente possivel qual o seu "tipo de habilidade" e buscar de forma interdisciplinar agregar novos conhecimentos e teorias e profissionais especializados para que possamos fazer um acompanhamento e desenvolvimento pleno dessa criança.

Unknown disse...

Não é tão fácil identificar um aluno com altas habilidades.Algumas características que eles apresentam são criatividade,agilidade no raciocínio,facilidade de compreensão,curiosidade,etc.O aluno superdotado pode se desanimar,ter falta de motivação na sala de aula por compreender tudo rápido e facilmente.Por isso,cabe ao professor,promover atividades que tragam um aprendizado a todos como estimular o aluno a ajudar os outros colegas ou entretê-lo com outra função que não cause problemas para ninguém.

Unknown disse...

Um aluno com superdotaçao, depois de identificado,deve ter um acompanhamento, e atraves de recursos apropriados deve-se tentar achar exatamente qual o tipo de "habilidade" e em qual area ele apresenta superdotaçao.Então cabe ao professor promover atividades onde ele poderá se integrar com os colegas sem se achar excluido.

Unknown disse...

Ao indentificar um aluno com Superdotação/Altas Habilidades, iria primeiro fazer um acompanhamento para ver qual o 'tipo' de Superdotação/Altas Habilidades que ele possuiu. Realizaria atividades de interação entre todos, e também o auxiliaria
a ajudar os outros colegas, sem o deixar frustrado com as aulas.

Shaiane Beltrame

Unknown disse...

Ao identificar o aluno superdotado,o professor tem que propor atividades em que ele se sinta "útil",como ajudar os colegas e até mesmo o próprio professor nas atividades escolares.
Assim,não causará problemas nem a ele que já entendeu o conteúdo nem a seus colegas que ainda estão aprendendo.
Bruna Callegaro de Souza