sexta-feira, 20 de junho de 2008

Apresentação sobre Tecnologia Assistivas

Tenologias Assistivas

Denomina-se Tecnologia Assistiva qualquer ítem, peça de equipamento ou sistema de produtos, adquirido comercialmente ou desenvolvido artesanalmente, produzido em série, modificado ou feito sob medida, que é usado para aumentar, manter ou melhorar habilidades de pessoas com limitações funcionais, sejam físicas ou sensoriais.
A tecnologia assistiva visa a proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
Compõe-se de RECURSOS e SERVIÇOS. Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizada para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
Existem produtos que servem de auxílio para vida diária de um portador de deficiência, são eles: materiais e produtos para auxílio em tarefas rotineiras tais como comer, cozinhar, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais, manutenção da casa etc.
A tecnologia assistiva participa ativamente no processo de inclusão escolar, e seu sucesso está diretamente ligado à possibilidade de reconhecer as diferenças e aceitá-las.
Muitos profissionais podem estar envolvidos no trabalho da tecnologia assistiva como engenheiros, educadores, terapeutas ocupacionais, protéticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, oftalmologistas, enfermeiras, assistentes sociais, especialistas em audição, entre outras áreas.

8 comentários:

Unknown disse...

O que nossos governantes estão fazendo,ou proporcionando aos deficiêntes físicos em termos de tecnologia assistiva?

Unknown disse...

O Ministério da Ciência e Tecnologia MCT responsável pelas políticas em ciência, tecnologia e inovação, está a par ou alinhado com essas preocupações. Por meio dessa Secretaria tem procurado iniciativas que permitam assimilação da ciência, na verdade, de seus conhecimentos e tecnologias pelas camadas mais pobres, desprovidas do Brasil. Assim contribuindo para a inclusão desse universo de pessoas no processo de desenvolvimento do país.

Unknown disse...

Eu acho que os governantes atuais estão disponibilizando muito pouco equipamentos para as pessoas que precisam realmente.Claro que existem equipamentos,mas as vezes esses equipamentos estão fora das condições em relaçãoa quem precisa.
Pois a maioria das pessoas que precisa são pessoas pobres,com baixa renda e isso os governantes não investem.

Unknown disse...

Do meu ponto de vista eles fazem menos do que poderiam fazer. uma vez que se "gasta" dinheiro com coisas sem importância, concerteza poderiam investir para fornecer uma melhor assistência aos deficientes. Existe a necessidade de ampliar esta assistência pois a dificuldade enfrentada por deficiêntes no cotidiano é muito grande, e esta assistência deve partir dos nossos governantes.

Unknown disse...

Creio que muito pouco, para não dizer quase nada. Os governantes de nosso país estão mais preocupados com sua situação financeira, ou até mesmo em promover certos eventos e campanhas sem importância alguma para a sociedade em geral. Do pouco que se vê investido para a melhoria da condição de vida destes deficientes, nota-se que essas tecnologias não estão disponibilizando melhor assistência para os mesmos, por estarem às vezes em más condições de conservação, sem condições de uso. Acredito que os governantes não só de nosso país, mas do mundo todo deveriam disponibilizar mais equipamentos e mão-de-obra para a construção e acima de tudo a conclusão destas tecnologias assistivas, para melhorar o dia-a-dia destes deficientes.

Lucielle Schaf

larissa disse...

Bom, eu penso que a preocupaçaõ dos governantes ainda não chega a ser tão grande ,pois existe uma minoria de telefones e transportes adequados aos deficientes e eu acredito que essas preocupações diminuam conforme o tamanho da cidade, por exemplo eu moro em Itaara e pelo que eu sei lá não tem nenhum tranporte que seja adequado ao uso dos deficientes.

priscilla keller disse...

No meu ponto de vista acho que eles fazem pouco do que tinham que fazer, pois geralmente as pessoas que nao tenham condiçoes financeiras são as mais prejudicadas, pois muitas vesez elas nem sabem que existes essas tecnologias e tenham uma vida mais dificil.

Frann Lutz disse...

Estão provendo a acessibilidade como construções de rampas, ônibus com elevadores e com lugares reservado para cadeirantes, sinaleiras sonoras,e etc. Porém, ainda não é o bastante para tentar dar ênfase a um vida mais propícia as pessoas especiais, lembrando que, a maioria deles são de classe média baixa, vivendo em suas condições precárias e pela deficiência que possuem não conseguem emprego permanente, dificultando assim sua convivência em uma sociedade ativa.