terça-feira, 22 de abril de 2008

DIVISAO DOS CONTEÚDOS E GRUPOS



Atenção, as datas de apresentação foram alteradas.

PROGRAMA DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA PLENA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL: FUNDAMENTOS

Professora: Ana Cláudia Pavão Siluk
Objetivo: Compreender os fundamentos da educação especial no mundo e no Brasil.
Programa

UNIDADE 1- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
1.1 - Antigüidade
1.2 - Idade Média
1.3 - Do século XVI aos dias de hoje
1.4 - Educação Especial no Brasil

UNIDADE 2- INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS
2.1 - Conceitos
2.2 - Classificações
2.3 - Considerações importantes

UNIDADE 3- LEGISLAÇÃO POLÍTICA
3.1 – Determinantes culturais, econômicos, políticos, ideológicos
3.2 – Legislação (municipal, estadual e federal)
3.3 – Documentos de cunho mundial

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOSSA, N. A. Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre, Artmed, 2002.
CRUZ, V. Dificuldades de aprendizagem. Porto: Porto Editora, 1992.
FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1995.
GARCIA, J. N. Manual das dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1998.
JOSÉ, E. e COELHO, M. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Ática, 1997.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COLL, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 1994.
COLL, PALACIOS e MARCHESI (orgs.) Necessidades educativas especiais e a aprendizagem escolar. Vol.3 Porto Alegre: Artmed, 1995.
CORREA, L. M. Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Porto: Porto Editora, 1999.
FONSECA, V. Aprender a aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.