segunda-feira, 19 de maio de 2008

SURDEZ


SURDEZ

Estudar a educação escolar das pessoas com surdez nos reporta não só a questões referentes aos seus limites e possibilidades, como também aos preconceitos existentes nas atitudes para com elas. Esses alunos especiais apresentam, durante o processo educacional, dificuldades acentuadas de aprendizagem que podem ser: não vinculadas a uma causa orgânica específica ou relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências, abrangendo dificuldades de comunicação e sinalização dos demais alunos, bem como altas habilidades/superlotação. Existem vários tipos de surdez, a surdez leve-moderada que é classificada em: condutiva, mista (condutiva+neurossensorial); e a surdez severo-profunda que é classificada em: neurossensorial. O trabalho pedagógico com os alunos com surdez nas escolas normais deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngüe. O acompanhamento deverá ocorrer diariamente, em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. Mas, em algumas regiões, municípios ou bairros, pode não haver professor especializado para oferecer o apoio pedagógico especializado, mas isso não é impedimento para uma criança com deficiência freqüentar a escola. O Atendimento Educacional Especializado deve viabilizar o acesso e permanência com qualidade, dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola. Constitui-se de atividades e recursos como: Ensino e interpretação de Libras; sistema Braille; comunicação alternativa; tecnologias assistivas; educação física adaptada; oficinas pedagógicas entre outros. Enfim paciência, otimismo, confiança e a certeza de que qualquer mudança, para ser alcançada, precisa do esforço conjunto de pessoas unidas por um mesmo objetivo.
GRUPO 3-Jander, Karini, Liliane e Marisregine.

12 comentários:

Anônimo disse...

De acordo com o que voces ja leram, ja ouviram falar e discutiram sobre surdez.
Voces sao a favor ou contra a inclusao de surdos na escola normal?

Unknown disse...

Sou a favor da inclusão de surdos em escolas normais, mas com a condição destas escolas estarem preparadas com professores habilitados para trabalhar com deficiências, pois vejo que o receio dessas pessoas surdas é muito grande em relação ao preconceito existente em toda a sociedade.

Unknown disse...

Sou a favor.A inclusão dos surdos, portanto é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações,não apenas com equipamentos, aparelhos mas principalmente na mentalidade de todas as pessoas, portanto do próprio portador de necessidades especiais.

Unknown disse...

Sou a favor da inclusão dos surdos nas escolas normais, pois eles devem ter os mesmos direitos que os demais cidadãos “normais”, mas as escolas que os receberem devem estar preparadas e cientes para que o aluno surdo não tenha constrangimento de enfrentar o dia-a-dia.O aluno ao sentir-se acolhido pelos demais integrantes do instituto educacional irá ter outra visão de possibilidades em ter as mesmas chances no mercado de trabalho futuramente, e ajudará a mudar a visão da sociedade de que o surdo pode também freqüentar as aulas com os demais colegas.

Unknown disse...

Sou a favor da inclusão de surdos na escola normal,contanto que haja educadores bem preparados para não excluí-los e fazer com que eles interajam com todos os colegas,e que os professores possam também despertar nos demais alunos o interesse de aprender a se comunicar com o colega surdo,para que ele se sinta acolhido e saiba que ele tem as mesmas capacidades que os demais.

Unknown disse...

Sou totalmente a favor. Até mesmo para mudarmos a visão que temos quanto a essa deficiência de que essas pessoas seriam incapazes de estudar e de serem independentes. Para sermos menos preconceituosos e para incluirmos mais e excluirmos menos essas pessoas de nossas vidas.

Karla Madrid Fonseca disse...

Poderei dizer que sou a favor da inclusão das crianças surdas nas escolas regulares, a partir do momento que estas apresentarem uma estrutura para receberem estes alunos.
E quando falo em estrutura, falo não só em trazer intérpretes para dentro da sala de aula, mas também quando as escolas estiverem conscientes de quão importante é a convivência das crianças ouvintes com as surdas, afinal são formas de comunicação diferentes, é uma linguagem diferente, mas principalmente quando estas receberem os alunos surdos (ou qualquer outro aluno com necessidade educacional especial) não porque são obrigadas, mas porque querem estabelecer relações com estas crianças e as ajudarem no seu crescimento intelectual.
Acredito que só então poderei ser a favor da inclusão, caso contrário, creio que a inclusão trará mais exclusão!!!!

Cláudia Dickel disse...

Sou a favor da inclusão de pessoas surdas em escolas regulares porque apesar de suas limitações eles devem viver em sociedade e esta socialização deve começar na escola. No entanto, estas escolas e os professores precisam estar preparados para recebê-los. É fato que os cursos de licenciatura não preparam bem os seus professores para trabalharem com alunos portadores de necessidades espaciais. Por isso, é necessário que os professores procurem uma formação complementar para aprender a se comunicar com estes alunos e para saber que atitude tomar em sala de aula.

Cláudia Dickel

larissa disse...

Bom, eu sou a favor desde que essas crianças tenham condiçoes adequadas para aprender,pois naõ basta encher uma sala de aula com essas crianças e não saber lidar com elas,dessa forma então seria melhor que essas crianças surdas fossem colocadas em uma escola apropriada aonde poderiam aprender conforme sua capacidade no tempo que fosse preciso.

patricia disse...

Sou a favor da inclussão, desde que as escolas estejam preparadas para recebe-los.Acredito que os professores , devem aprender Libras e ler muito sobre esse assunto(surdez).Os professores saiem pouco preparados de suas graduações para lidarem com crianças surdaz.

Janice disse...

Sou a favor desde que essas escolas estejam preparadas para recebê-los!
é preciso ter acessibilidade e professores capacitados para esse tipo de trabalho!

clau disse...

Contra, por mais que eles sejam bem vindos em sala, eles sempre se sentiram deslocados, e por mais capazes que sejam, se acharam inferiores. Os professores não são preparados para lhe dar com uma turma que, digamos, tenha 2 surdos e 35 alunos não surdos... Sou a favor de professores preparados para caso isso ocorra, mas tenho certeza que eles aprenderiam melhor tendo um lugar específico para eles estudarem e se prepararem para atuarem em na sociedade.